2021 foi mais um ano desafiador para a Polícia Civil do Estado de Sergipe, continuamos enfrentando a criminalidade, bem como os obstáculos que a Pandemia decorrente do COVID-19 nos trouxe.

Em que pesem todos os obstáculos, A ACADEPOL/SE não parou, nossos policiais e outros operadores de segurança pública, continuaram realizando treinamentos e capacitações, enfrentando as adversidades, e vencendo as dificuldades para contribuir ainda mais para nossa a sociedade.

Cursos e Treinamentos

Nesse ano foram realizadas, 04 (quatro) edições do Curso de Sobrevivência Policial, as quais capacitaram 80 alunos, dentre integrantes da Polícia Civil e Militar de Sergipe, Polícia Federal, Ministério Público Estadual Tribunal Regional do Trabalho, Marinha e Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

O Curso de Entradas Táticas em Ambientes Confinados teve 08 (oito) edições, nas quais foram treinados 99 (noventa e nove) Policiais Civis, Militares, Policiais Rodoviários Federais e Exército Brasileiro.

A Academia de Polícia sediou e participou, juntamente com a Secretaria de Justiça e da Cidadania de Sergipe, na formação de 100 (cem) policiais penais do Estado de Sergipe, totalizando 214 (duzentos e quatorze) horas-aula e 6.500 (seis mil e quinhentos) disparos de armas de fogo de diversos calibres.

Recepcionou 275 (duzentos e setenta e cinco) Guardas Municipais dos Municípios de Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, entre cursos de formação e capacitações diversas para uso e manuseio de revólver de pistola e arma longa.

O setor de Instrução de Armamento e Tiro da Acadepol/SE contabilizou mais de 50 (cinquenta) atendimentos personalizados, para equipes de diversos setores da polícia civil e de outros órgãos, a exemplo de Magistrados do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, equipes de segurança do Ministério Público, Instituto de Criminalística, totalizando 464 horas, 769 profissionais envolvidos e 55854 (cinquenta e cinco mil e oitocentos e cinquenta e quatro) disparos efetuados.

Dentre as diversas áreas de instrução, e treinamento continuado, sediamos dois cursos que têm atraído grande público, os cursos de Curso de Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas e Curso de Investigação Criminal Tecnológica. Ambos cursos foram responsáveis pela formação técnica de 114 (cento e quatorze) agentes de segurança pública. Demonstrando que o aprofundamento policial vai além das técnicas de tiro, envolvendo novas técnicas e ferramentas com o objetivo de sempre proporcionar a melhora na prestação do serviço.

A Acadepol, em seu auditório, protagonizou 13 (treze) eventos, contabilizando cursos e treinamentos, capacitações e sediou alguns eventos, direcionados à saúde, bem-estar, entretenimento, dos servidores da segurança pública de Sergipe, envolvendo, inclusive, outras forças policiais.

Através da parceria formada entre a Acadepol/SE e a Academia de Polícia de Minas Gerais, policiais civis realizaram diversos cursos na modalidade EAD, como Os Dez Passos da Investigação Financeira, o curso de Investigação de Homicídio – 2ª Edição, o Curso Prático de Análise de RIF – 3ª Edição, Investigação do Crime de Estupro – 2ª Edição, Técnicas Básicas de Campanas Policiais – 2ª Edição, Estelionato e suas nuances: Considerações sobre o crime e a investigação – 3ª Edição, em que foram capacitados 281 (duzentos e oitenta e um) policiais.

Ainda sobre a modalidade EaD, duas edições do curso de “Protocolo de Atendimento Policial e Procedimentos Técnicos e Operacionais em Plantão (DAGV)”, em 2021, no qual 397 (trezentos e noventa e sete) agentes de segurança pública foram capacitados.

Realizamos o suporte técnico aos agentes de segurança pública, auxiliando nos cadastramentos nos sites governamentais (GOV. e SINESP), como também nas inscrições nos cursos na plataforma EaD/SEGEN, como no Curso de Condutores de Veículos de Emergência.

Instalações

Para fortalecimento da estrutura física e tecnológica da Acadepol/SE foram realizadas diversas ações, podemos citar:
-Melhoria na acessibilidade nos banheiros;
-Instalação de novas calhas;
-Implementação do novo sistema de câmeras;
-Ampliação da vigilância do plantão;
-Cabeamento de rede nos setores;
-Atualização dos sistemas dos computadores e a manutenção preventiva.

Assim finalizamos o ano de 2021, no qual ainda tivemos grandes perdas, lamentamos, mas lutamos bravamente e não desistimos, a Academia de Polícia Civil do Estado de Sergipe, permanece enlutada em decorrência daqueles que se foram, mas, continuam presentes em nossos corações, representados pelos colegas Edinilton Paim dos Santos e
Marcelo Hercos Lyrio. Que 2022 seja um ano de maior sucesso para a Polícia Civil, aqui na Acadepol/SE estamos caminhando com novos projetos e grandes expectativas.

Acompanhe a Acadepol/SE, através do site www.acadepol.com.br e siga nossas redes sociais.