Na manhã da última quinta-feira, 20 de julho, no estande de tiro da Acadepol/SE, servidores do Instituto de Criminalística de Sergipe (IC) realizaram testes de eficiência em armas de fogo apreendidas e encaminhadas ao IC, para realização de exames periciais.

 

A equipe de trabalho, formada pela perita criminalística Fabinara Dantas, que atua no setor de balística do IC, pelo auxiliar técnico Daniel Santos e pelos também peritos Jorge Barreto e Epaminondas Gonzaga, examinou, quanto à eficiência de disparos, pistolas de calibres diversos e uma submetralhadora, associados à prática de delitos.

 

Antes de iniciar a realização dos exames, os servidores participaram de uma instrução de manuseio de arma de fogo, ministrada pelos instrutores Géverson e Silvânio, do setor de instrução em armamento e tiro da Acadepol (SIAT).

 

“Realizar esses exames é de fundamental importância para a confecção dos laudos que vão subsidiar com provas técnicas tanto o inquérito policial quando o processo judicial, auxiliando na elucidação de crimes. Para nós foi um dia muito proveitoso, pois contamos com o apoio dos instrutores da Acadepol e com a disponibilidade do espaço físico da Academia, que é ideal para esse tipo de exame. Fomos bem recebidos e bem tratados e ficamos bastante satisfeitos com a integração entre nosso órgão de perícia e a Academia de Polícia Civil”, afirmou Fabinara Dantas, perita do setor de balística.

 

“A Acadepol estará sempre de portas abertas para auxiliar a perícia do nosso estado, naquilo que estiver ao nosso alcance. Nós entendemos a relevância dos órgãos de perícia dentro do processo de justiça social. Uma perícia bem equipada, com condições de realizar todos os exames necessários a cada evento delituoso e produzir laudos de qualidade, possibilita um melhor assessoramento técnico durante a persecução penal, naquilo que concerne à definição de autoria, materialidade e circunstâncias do crime”, disse o vice-diretor da Acadepol, Adriano Bandeira, enfatizando a política de parceria entre órgãos de segurança, em destaque nesta gestão.