Em virtude da realização do Curso de Formação da Guarda Municipal de Itabaiana, na última terça-feira, 24, a Acadepol recebeu fiscalização da Polícia Federal, em cumprimento ao estabelecido na lei 10.826/2003, dispositivo que confere à Polícia Federal a responsabilidade pela fiscalização dos convênios e atividades de formação de guardas municipais.

O delegado João Batista Santos Júnior, diretor da Acadepol, recepcionou os policiais federais e comentou a respeito da importância dessa fiscalização. “Estamos iniciando as instruções da disciplina Manuseio e Emprego de Arma de Fogo e, conscientes do fiel cumprimento ao que estabelece o plano de trabalho aprovado pelas instituições envolvidas e à matriz curricular da Senasp, recebemos os policiais como ratificação de que as guardas de Itabaiana, Maruim e Santo Amaro estão tendo uma oportunidade única de formação, em total consonância com a legislação brasileira”, afirmou.

Em discurso direcionado aos alunos do curso, o policial federal Cesário Neto, chefe do SINARM/SR/DPF/SE, setor responsável pela fiscalização, ponderou sobre a importância de uma boa formação para as guardas. “A formação adequada das guardas municipais é fundamental, pois estas são mais um elo na corrente de repressão à violência. A Polícia Federal visa a uma formação adequada, conforme o que a lei autoriza”, concluiu.

O Curso de Formação e Capacitação das Guardas Municipais de Itabaiana, Maruim e Santo Amaro das Brotas teve início em 16 de fevereiro deste ano e a previsão de conclusão é 09 de maio.