Através de uma parceria entre a Polícia Civil de Sergipe e o Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe, no mês de agosto de 2017, era forjado, na Academia de Polícia Civil de Sergipe, o Projeto Sobrevivência Policial. Com a formação do grupo de multiplicadores, que recebeu o conhecimento técnico e teórico da TESP Treinamentos, iniciava-se a execução de um projeto de grandes pretensões. O intuito sempre foi multiplicar o conhecimento, multiplicar para o maior número possível de policiais e operadores de segurança pública, porque esse conhecimento pode salvar vidas.


O Curso de Sobrevivência Policial é diferenciado, uma vez que aborda uma perspectiva que posiciona o operador de segurança pública como ser humano, como um cidadão que porta uma arma de fogo e uma identidade funcional as quais, por si só, já o coloca em grande vulnerabilidade. Os conhecimentos e técnicas transmitidos nesse curso dirigem-se, pois, a esse cidadão, que antes de estar pronto para defender a sociedade, precisa estar apto a portar sua arma com segurança, se prevenir, se defender, precisa mudar seu comportamento e voltar para casa vivo.


Dessa forma, é com imensa satisfação que, hoje, temos esse projeto como uma realidade. Comemoramos quatro anos de Sobrevivência Policial, com a realização da nossa 12ª edição do curso, que, na última sexta-feira, 27 de agosto, foi concluída, capacitando mais 19 policiais civis.
Nosso curso ultrapassou as fronteiras das instituições policiais e capacitou, também, outros profissionais que possuem porte institucional, como juízes de direito, promotores de justiça e um procurador geral do Estado. No decorrer dessa trajetória, já foram habilitados 269 profissionais que possuem porte institucional de arma. Desses, 200 policiais civis.


A cada edição, crescemos, nos aperfeiçoamos e nos fortalecemos. Atualmente temos 20 instrutores capacitados e diretamente empenhados na excelência desse curso, além de uma equipe administrativa e pedagógica preparada para oferecer todo o suporte necessário. Estamos felizes e satisfeitos com o sucesso do nosso curso. Agradecemos a todos que já passaram por ele e almejamos alcançar muitos outros profissionais. Gratidão a todos que acreditam em nós e promovem esforços para que continuemos firmes nesse propósito.


A Acadepol/SE é referência em Sobrevivência Policial.