A Polícia Civil de Sergipe (PC/SE), por meio da expertise acadêmica e operacional de seus quadros, reafirma seu papel crucial na promoção dos direitos humanos ao participar ativamente do Curso de Intolerância Religiosa e Atuação Policial, realizado em parceria estratégica com o Ministério Público de Sergipe (MP/SE) e a Polícia Militar de Sergipe (PM/SE).

Essa parceria estratégica com o Ministério Público de Sergipe (MP/SE), representado pelo Promotor Julival Pires, e com a PM/SE, fortalece o sistema de justiça criminal sergipano, garantindo que o conhecimento técnico-jurídico se traduza em um atendimento mais respeitoso, imparcial e eficaz nas ruas, cumprindo o papel da Polícia Civil na investigação e defesa da dignidade de todos os cidadãos.

A contribuição da PC/SE, evidenciada pela participação da Oficial Investigadora de Polícia e Pesquisadora Leila Lima, demonstra o comprometimento institucional em aprimorar a capacidade de resposta das forças de segurança diante de crimes de ódio e discriminação. A Investigadora representando a Academia de Polícia Civil de Sergipe (ACADEPOL/SE), ofereceu um panorama sociológico e estrutural da questão. Ela enfatizou que a correta atuação policial exige um olhar refinado e um conhecimento técnico imprescindível, especialmente no que tange ao Racismo Religioso e à proteção das religiões de matriz africana.

A especialista ressaltou a importância de o policial ir além do óbvio, entendendo o contexto de violação cultural para garantir a tipificação adequada da situação, fundamental para que o inquérito policial e, posteriormente, a ação judicial reflitam a gravidade do crime cometido.

Neste contexto, o MP/SE, a PC/SE, ACADEPOL/SE e a PM/SE assumem o firme compromisso de reprimir com rigor todas as condutas criminosas que violem a dignidade humana, ao mesmo tempo em que investem na prevenção por meio da educação e da capacitação contínua de seus agentes. O objetivo é garantir que a atuação policial seja sempre marcada pela imparcialidade, respeito à diversidade e pela defesa intransigente do direito constitucional à liberdade de crença em Sergipe.